sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Museu Histórico Abílio Barreto apresenta:Em volta dessas mesas, uma cidade


        
Casa comercial- A nova capital (1894)



                                                             Contexto Histórico


Há maioria  das civilizações conhecidas  os habitantes costumavam sair para comer e beber fora  de suas casas.No antigo Império Romano foram encontrados vestígios  arqueológicos  desse hábito, durante o ano de 70ª.c.
 Na idade média em Londres ,Paris ,Roma, e outras cidades e vilas  também  se encontravam  tais hábitos.
Antes mesmo  do centro de Belo Horizonte  ser construído já haviam mais bares  do que casas  e outros comércios .Ao longo do tempo ,confeitarias ,cafés e comercio e geral foram se agregando e formando os primeiros bares .Quando o centro da capital mudou para Av. Afonso Pena ,os botequins transferiram-se também para lá  .Antes da  inauguração da capital,não haviam restaurantes ou casas mais sofisticadas,por isso locais diversos,como farmácias, tornavam-se  espaços  de lazer.Apos  a inauguração da capital, quadro se altera  e POH passa ter  varias  casas do gênero.
                          

                                               exposição de objetos  de bares da época




                                                                      
  Os  bares

Após  a aprovação em 1930  do atual prefeito Otacílio Negrão de Lima  foi aprovada  o funcionamento de um bar no Parque Municipal , que  se tornou ponto de referência de lazer.Ate  meados  de1930,os bares localizavam-se principalmente  na rua da Bahia,Afonso Pena e Álvares Cabral. A partir  de 1930,com os primeiros Bondes,o “centro” transfere-se  para a Praça Sete. Assim os bares tornaram-se as principais  divindades comerciais,configurando assim,o papel  simbólico do centro da cidade.
         
                                                Rua da Bahia (1930 a 1934)

                                      Belo Horizonte a na atualidade dos Bares    


Hoje em dia  segundo recentes 1993 Belo Horizonte conta com  mais de  12 mil bares e restaurantes em sua região metropolitana ,por vários pontos do espaço urbano em maior ou menor quantidade, praticamente  e  cada  bairro  da cidade possui locais  tradicionalmente  dedicados aos encontros.
 Por isso belo Horizonte  e é considerado internacionalmente a capital dos  bares.Os bares configuram-se  como lugares  abertos  ao publico, proporcionando  diversas   possibilidades  e maneiras  de aproximação .    Esses pontos  de encontro  faz  com que  as pessoas  se integrem por meio de dialogo, comidas, bebidas.Mesmo sendo espaços  democráticos  que promovem  certa  suspensão  nas diferenças  sociais e culturais,a  maioria  dos  bares configuram-se espaços  de exclusão, pois bebidas , musicas  e cardápio  selecionam  freqüentadores, com o passar das décadas  a urguencia  da urbanização fez com que  os bares  passem  a ser  decorados   com os balcões  e algumas  poucas mesas.Ha  também  uma padronização, com mesas , cadeiras, cores .
    Alem de se ver  so   como um ponto de lazer , distração  e  relacionamento , os bares também são importantes pois em sua maioria , configuram-se  a renda  principal da familia.










Comentário crítico

Além de  apresentar todo um contexto histórico,a exposição nos proporciona um contexto direto com o ambiente  dos primeiros bares  da capital. Essa  aproximação acontece através de objetos  próprios dos bares,como máquinas registradoras,copos,lamparinas etc.
Percebemos  também as caracteristicas físicas através  de fatos  que nos mostram como era o ambiente  dos bares algumas décadas atrás.Ao fundo  da exposição, encontramos uma espécie de projetos e um alambique, onde passa nesse  projetor,a todo momento passam filmagens de bares da capital,em diversas ruas, o que remete ao título da exposição:"em volta dessas mesas,uma cidade".

Um comentário: